ASSINE
search button

Lubitz fez 'teste' para derrubar avião em voo de ida

Copiloto causou descida não planejada no mesmo dia da tragédia

Compartilhar

Um relatório do Escritório de Investigações e Análises para a Segurança da Aviação Civil da França (BEA) revelou que o copiloto da Germanwings, Andreas Lubitz, tentou derrubar o avião da empresa no voo de ida entre Dusseldorf (Alemanha) e Barcelona (Espanha).    

Segundo o jornal "Bild", a análise dos especialistas é "clara" em dizer que o alemão fez "uma descida controlada e não justificada" no mesmo dia da tragédia. Ele planejou que a aeronave descesse até 30 metros, a altura mínima, por cinco vezes, mas reprogramou o avião para o voo normal. Não está claro se o piloto estava no local. O tablóide não exclui que o ato tenha sido mais que um "teste", sendo uma tentativa de destruir o avião.    

Com a revelação, os investigadores têm a certeza de que o ato foi planejado e não foi fruto de uma crise temporária de depressão. Lubitz derrubou o voo que ia de Barcelona a Dusseldorf no dia 24 de março, matando as 150 pessoas a bordo.    

Dados mostrados pela caixa-preta apontam que o copiloto trancou o piloto fora da cabine de comando, causando desespero no mesmo.    

Após a tragédia, os investigadores descobriram que Lubitz fazia uso de medicação para controlar problemas psicológicos.