ASSINE
search button

Granma destaca reaproximação de Cuba e Japão

Presidente japonês da Conferência Econômica fala do futuro da relação entre os dois países

Compartilhar

“Podemos falar de futuro” nas relações econômicas e comerciais entre Cuba e Japão, defendeu em Havana o presidente da Conferência Econômica bilateral, Tomoyoshi Kondo, que integra uma delegação empresarial que acompanha o chanceler do país asiático em sua visita oficial a Cuba. É o que diz uma matéria do Granma, jornal estatal cubano, publicada neste sábado.

O Japão já explora oportunidades de intercâmbio mediante três subcomitês divididos em áreas como os investimentos e o comércio, o turismo, a ciência, a tecnologia e o meio-ambiente. Além disso, atendendo à demanda cubana, é provável que outro subcomitê comece a trabalhar no setor de energia.

O estado de endividamento de Cuba tem melhorado e o diálogo entre Estados Unidos e Cuba sobre o aprimoramento de suas relações, chama a atenção e cria um ambiente favorável para o setor empresarial japonês, apontou.

Por seu lado, a ministra A.I. de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro de Cuba, Ileana Núñez, afirmou que é propósito comum dos dois países situar as relações econômicas e comerciais em um nível superior, assim como conseguir resultados tangíveis no intercâmbio bilateral levando em conta as potencialidades do processo de atualização do modelo econômico e social cubano.

Argumentou que a nova Lei de Investimento Estrangeiro e a colocação em funcionamento da Zona Especial de Desenvolvimento Mariel constituem oportunidades atraentes para o empresariado japonês.

Agradeceu o importante apoio recebido por parte da Agência de Cooperação Econômica do Japão (JICA, por suas siglas em inglês) e confiou em que no futuro outras entidades financeiras japonesas contribuam da mesma forma ao desenvolvimento nacional.

Seguidamente convidou os diretores de empresas japonesas presentes no foro a escutarem uma atualização das oportunidades de investimento na ilha, especificamente em setores energéticos e de biotecnologia.

Durante o encontro oficial na manhã de sábado entre os chanceleres de Cuba, Bruno Rodríguez, e do Japão, Fumio Kishida, ambas as partes ratificaram seu interesse em relançar as relações bilaterais em todos os níveis.
O governo japonês deseja uma cooperação econômica de grande envergadura com Cuba, afirmou Kishida no Ministério das Relações Exteriores.