ASSINE
search button

Uruguai inaugura pavilhão na Expo Milão 2015

Compartilhar

Foi inaugurado neste sábado (02) o pavilhão do Uruguai na Expo Milão 2015 com o tema "A vida cresce no Uruguai". A festa "celeste" reflete a animação dos organizadores já que essa é a primeira vez que o país participa de uma feira mundial com um pavilhão próprio - no passado, participava apenas com pequenos estandes.   

"Queremos demonstrar que o nosso país está empenhado em cuidar da vida, no campo das energias renováveis, no da produção, da rastreabilidade e da segurança alimentar dos produtos", afirmou Antonio Carámbula Sagasti, responsável pela estrutura e diretor do Instituto Uruguai XXI.    

O pavilhão uruguaio se estende por cerca de 800 metros quadrados, distribuídos em três andares, e foi construído com materiais reutilizados e ecossustentáveis. No primeiro andar, há um restaurante onde é possível degustar os vinhos e os pratos típicos do país, em particular, a tradicional "parrilla.    

Através de uma escada - onde o visitante é imerso em uma "atmosfera sonora uruguaia", chega-se ao segundo andar e é possível assistir um curta-metragem criado para a Expo 2015.    

Nele, explica-se a história do país desde a chegada dos imigrantes europeus até os dias de hoje. "No Uruguai, há muitas oportunidades para o terceiro setor, muitas câmaras de comércio e as empresas decidiram apostar em nós e nos acompanhar por esses seis meses. Isso nos permitirá ampliar o potencial dos assuntos na Itália e na região", destacou Sagasti.    

No pavilhão também é possível experimentar uma realidade virtual "passeando" com os Google Glass pela praia de Capo Polonio, uma pequena localidade costeira que vive sem energia elétrica, ou conhecer ainda o "plano Ceibal", que permite que toda a criança em idade escolar receba do Estado um computador. No país, aliás, a conexão à internet é gratuita.   

"O Uruguai é uma nação que cresce, que inova, que tem tecnologia. Ao mesmo tempo tem em seu coração a sustentabilidade. Aqui na Expo 2015 mostraremos ao mundo tudo isso", conclui o responsável pelo pavilhão.