ASSINE
search button

Toma posse a primeira negra procuradora-geral de Justiça dos EUA 

Compartilhar

Loretta Lynch, 55 anos, tomou posse hoje (26) como procuradora-geral de Justiça dos Estados Unidos. Ela é a primeira negra a ocupar o cargo na história do país. Loretta prestou juramento perante o vice-presidente Joe Biden, que considerou a posse como um momento “extraordinário”.

A posse ocorreu no dia do funeral, em Baltimore, de Freddie Gray, um jovem negro morto em sequência de uma fratura cervical após ser interpelado pela polícia. O caso de Freddie mobiliza a opinião pública, o movimento negro nos Estados Unidos e tem causado protestos com enfrentamentos entre manifestantes e a polícia.

Ao discursar, a nova procuradora-geral, filha de um pastor batista que participou do movimento pelos direitos civis na Carolina do Norte, disse que sua biografia é a prova de que “tudo é possível".  Sobre os recentes casos de abuso policial que afetaram negativamente a relação entre a comunidade negra e a polícia, ela ressaltou: "Nós podemos restaurar a confiança e a fé em nossas leis e naqueles que têm de fazer respeitar". Lorretta Lynch também prometeu usar a Justiça como “bússola” para combater o cibercrime, restaurar a confiança entre as Forças da ordem e as minorias e proteger o país do terrorismo.

Nos Estados Unidos, o cargo de procuradora-geral – uma atribuição semelhante à de Ministro da Justiça no Brasil-, é escolhido pelo presidente da República e precisa ser referendado pelo Senado. No caso de Lorretta Lynch, os senadores demoraram mais de 160 dias para aprovar o nome. Ela havia sido escolhida pelo presidente Barack Obama em novembro do ano passado.

A nova procuradora-geral assume o posto no Departamento de Justiça no lugar de Eric Holder, também negro, que entregou o cargo após seis anos de mandato. Pouco antes de prestar juramento sobre a Bíblia, na presença da família e de parlamentares democratas, ela prometeu "equipar o sistema de Justiça Penal de força e equidade para proteger os direitos de todos".