ASSINE
search button

Terremoto: número de mortos no Nepal passa de 4 mil 

Compartilhar

Passa de quatro mil o número de vítimas do terremoto que atingiu o Nepal neste final de semana. A informação foi confirmada pelas autoridades nepalesas, que dizem que esse dado pode ter um aumento muito grande porque não estão disponíveis as informações das vilas montanhosas do país.

Um terremoto de 7,8 graus na escala Richter atingiu o Nepal no fim de semana, seguido por diversas réplicas. De acordo com a ONG Caritas, o número pode chegar a seis mil. "O balanço das vítimas sobe constantemente. Calcula-se que há cinco mil feridos e milhares de desabrigados", disse o padre Pius Perumana, diretor da Caritas no Nepal. 

Das vítimas, 1,3 mil foram registradas somente no vale do Katmundu, uma das regiões mais povoadas do país. O terremoto de 7,8 graus atingiu o Nepal e os vizinhos Paquistão, Bangladesh e Índia na manhã de sábado (25). Foi o mais forte tremor de terra na região nos últimos 80 anos. O abalo sísmico provocou avalanches no Monte Everest que mataram alpinistas e bloquearam trilhas. Testemunhas afirmam que há pessoas sufocadas pelo gelo entre o campo base a o campo 1. A comunidade internacional, as Nações Unidas e ONGs de ajuda humanitária já começaram a enviar equipes e suprimentos ao Nepal. Milhares de pessoas estão dormindo nas ruas.

Brasil

Cidadãos brasileiros têm chegado à embaixada em Katmandu em busca de ajuda. Até o momento, a força-tarefa do governo localizou 60 brasileiros. Segundo o Itamaraty, todos estão bem e não há nenhum entre os mortos confirmados.

Itália

 Já o governo italiano está procurando cinco cidadãos desaparecidos após o terremoto no Nepal. Até agora, dois italianos morreram, identificados como Renzo B. e Marco P. Eles estavam fazendo trekking no vale Rolwaling. (ANSA)

>> Diretor do Google morre no Everest, após terremoto no Nepal

>> Papa reza por vítimas do terremoto no Nepal durante a oração do Angelus

>> Brasileira que estava sumida no Nepal confirma estar bem

>> Itamaraty localiza 60 brasileiros no Nepal após terremoto

>> No Rio, mãe aguarda contato do filho para antecipar volta do Nepal

>> Brasileiro diz que ocorreram 90 abalos menores depois do terremoto no Nepal