ASSINE
search button

Novo terremoto atinge Nepal e Índia; número de mortos passa de 2.500

Compartilhar

Um novo terremoto atingiu o Nepal e a Índia neste domingo, provocando avalanches no Himalaia. O Serviço Geológico dos Estados Unidos disse que o tremor foi de magnitude 6,7, inferior ao que sacudiu a região no sábado (25). Um último balanço das autoridades aponta para mais de 2.500 mortos e 5.580 feridos. O governo ordenou o fechamento de todas as escolas por uma semana, além de decretar estado de calamidade nacional.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 6,6 milhões de pessoas foram atingidas em 30 distritos do Nepal.

O terremoto de 7,9 graus na escala Richter que atingiu neste sábado (25) o Nepal, teve epicentro na capital Katmandu. O tremor pôde ser sentido também em outros países, como Índia, Paquistão e Bangladesh. 

Diversas construções desabaram em Katmandu, que foi a zona mais atingida. Somente embaixo dos escombros da torre de Dharahara, patrimônio da Unesco com 62 metros de altura, foram localizados 180 corpos.O vale do Katmandu é densamente povoado, com aproximadamente 2,5 milhões de pessoas. O aeroporto internacional local foi fortemente danificado e está fechado.

O terremoto também provocou uma avalanche no Monte Everest, que teria deixado ao menos oito vítimas, segundo o Ministério do Turismo nepalês. Outras 30 pessoas ficaram feridas. Porém, nas redes sociais, alpinistas afirmam que 18 estrangeiros teriam morrido.

>> Diretor do Google morre no Everest, após terremoto no Nepal

>> Papa reza por vítimas do terremoto no Nepal durante a oração do Angelus

>> Brasileira que estava sumida no Nepal confirma estar bem

>> Itamaraty localiza 60 brasileiros no Nepal após terremoto

A imprensa nepalesa disse que vários sítios arqueológicos, como a famosa Praça Darbar, com templos e um palácio real, foram danificados pelo sismo.O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, conversou com o presidente do Nepal, Ram Baran Yadav, para oferecer ajuda. No Twitter, Modi também informou que "várias regiões da Índia também foram atingidas pelo tremor de terra" e que "as autoridades estão recolhendo informações para fazer um primeiro balanço dos danos e das vítimas". Até o momento, a Índia fala em 20 mortos no país. O terremoto teria feito mais duas vítimas e 100 feridos em Bangladesh, e 13 vítimas no Tibete.

O terremoto foi o mais forte desde 1934 na região do Himalaia, quando um tremor de 8,1 graus atingiu o local, matando mais de 10 mil pessoas. O terremoto foi registrado às 11h56 locais de hoje (3h11 no horário de Brasília), a 70 quilômetros a noroeste de Katmandu. Após o tremor, outras quatro réplicas de menor intensidade atingiram o país.

A Rádio Vaticana informou que o papa Francisco está "acompanhando os acontecimentos com preocupação". O líder da Igreja Católica tem orado pelas vítimas e pelos atingidos. 

Dilma lamenta mortes causadas por terremoto

A presidente Dilma Rousseff lamentou as mortes causadas pelo terremoto. Em nota divulgada ontem à noite, a presidente lamentou o ocorrido e expressou solidariedade aos países atingidos. "Expresso meu grande pesar pelo terremoto que atingiu o Nepal, Índia e China na manhã deste sábado e que provocou a perda de tantas vidas. Declaro minha solidariedade aos povos desses países e, em especial, aos brasileiros que estão na região e aos seus familiares", diz a nota.

Dilma Rousseff ressaltou na declaração que "a Embaixada do Brasil em Katmandu está tomando todas as providências em apoio aos cidadãos brasileiros que estão no Nepal".