ASSINE
search button

Itália comemora 70 anos da libertação do fascismo

Compartilhar

A Itália comemorou neste sábado (25) a "Festa da Libertação", que representa os 70 anos do fim do regime fascista. O presidente da Itália, Sergio Mattarella, participou das celebrações em Milão, onde o público entoou a canção "Bella Ciao", que representa a resistência do país ao fascismo.

"Hoje a nossa República celebra um sentimento de liberdade que já se tornou pedra angular da nossa história e da nossa identidade, unindo-se às forças que na Europa combateram contra o nazifascismo", disse o presidente. "A festa da liberdade é de todos, é uma festa de esperança até para os mais jovens. Lutar por um mundo melhor é possível e certo. Não é verdade que somos prisioneiros de um presente irreparável", destacou o chefe de Estado.

Mattarella também afirmou que, nos tempos atuais, lutar pela democracia significa "batalhar pela legalidade, contra a corrupção". "Isso quer dizer uma luta contra as organizações mafiosas e criminosas, que são uma ferida aberta no corpo do nosso país".

Pela manhã, o presidente depositou uma coroa de flores no Altar da Pátria, em Roma, ao lado do primeiro-ministro Matteo Renzi e de políticos italianos.