ASSINE
search button

Morre ex-ministro italiano Renato Altissimo

Ele faleceu em decorrência de uma falência múltipla de órgãos

Compartilhar

O ex-secretário do Partido Liberal (PLI) da Itália e mais de uma vez ministro da Saúde e da Indústria do Comércio, Renato Altissimo, faleceu nesta sexta-feira, dia 17, aos 74 anos em Roma.    

O político morreu em decorrência de falência múltipla de órgãos.    Ele se encontrava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Policlínico Gemelli, na capital italiana.    

Ele esteve internado por várias semanas com problemas cardíacos e respiratórios, que pioraram progressivamente e se estenderam a outros órgãos.    Nascido em Portorguaro, na região de Veneza, ele fazia parte de uma família de empreendedores. Quando jovem, Altissimo estudou Ciências Políticas em Turim antes de entrar para a política.    Destaque da política italiana nos anos 1980, ele liderou o Partido Liberal -- uma pequena legenda que participou de várias articulações na época -- entre 1986 e 1993. Ele também era um conhecido "bom vivant", frequentador da noite italiana.    

No começo dos anos 1990, seu nome foi envolvido em um escândalo político que tomou as manchetes da imprensa local, quando admitiu ter recebido vários milhões ilegalmente. Acusação resultou em uma condenação a oito meses de prisão em 1998.    

Sua carreira política, no entanto, não terminou ali. Em 2014, ele voltou à cena com o movimento liberal, que tentava promover a recuperação econômica por meio da privatização, e também contava, entre outros, com alguns líderes do liberalismo italiano como Alfredo Biondi e Carlo Scognamiglio.