ASSINE
search button

Negociações com o Irã podem ser prorrogadas por 24 horas

Compartilhar

As negociações por um acordo nuclear entre o Irã e o grupo de países que compõem o 5+1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha) podem ser prorrogadas por mais 24 horas, informou a agência de notícias russa "Tass" citando uma fonte diplomática europeia.

O acordo deveria ter sido fechado até ontem (31), mas os membros decidiram prorrogar as discussões para esta quarta-feira (01).

Segundo o vice-ministro iraniano das Relações Exteriores, Abbas Araghchi, há ainda "um ou dois pontos" a serem resolvidos. Em entrevista à emissora do país, ele ressaltou que as sanções aplicadas pela comunidade internacional devem ser revogadas completamente com a assinatura do pacto.

As seis potências se comprometeram a "divulgar uma declaração conjunta à imprensa" assim que o tratado for assinado, mas não irão dar detalhes sobre todo o processo. Segundo a imprensa da Suíça, os ministros da França, Rússia e China já deixaram o país na madrugada de hoje.

O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, informou que o Irã não apresentou "compromissos tangíveis" até o momento nas negociações para um acordo nuclear. Segundo ele, "em caso da falta de pacto, poderão ser aplicadas sanções mais pesadas aos iranianos".