ASSINE
search button

Premier iraquiano anuncia libertação de Tikrit

Cidade estava tomada por militante do Estado Islâmico

Compartilhar

O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, anunciou que a cidade de Tikrit foi "libertada das mãos do EI", informou a "CNN" nesta terça-feira (31). Nos últimos dias, os Estados Unidos ajudaram o Iraque bombardeando áreas que estavam sob controle do Estado Islâmico (ex-Isis).    

A cidade natal de Saddam Hussein é uma das mais importantes do Iraque e estava nas mãos do grupo desde junho de 2014. Mais cedo, membros das forças iraquianas haviam informado que a ofensiva tinha chegado ao fim. Eles contaram ainda que retomaram o controle dos edifícios do governo no fim da noite de ontem (30). Em vários desses prédios, já é possível ver as bandeiras do país tremulando novamente.    

No dia 17 de março, as tropas iraquianas haviam suspendido a ação e informaram que "apenas o centro da cidade" estava nas mãos dos terroristas. Apesar de ter ainda muitos membros leais ao ex-ditador iraquiano, o mausoléu de Hussein foi destruído pelos extremistas. Porém, os restos mortais dele haviam sido retirados do local por familiares.