ASSINE
search button

Extremista sequestra promotor turco dentro de tribunal

Rapto é resposta a morte de adolescente em Gezi Park

Compartilhar

O promotor turco Mehmet Selim Kiraz foi sequestrado dentro do Palácio de Justiça de Istambul nesta terça-feira (31) por um suposto membro do partido de extrema-esquerda Dhkp-C (Partido da Frente Libertação Popular Revolucionária, em tradução livre).

    Kiraz é o responsável pela investigação da morte de Berkin Elvan, 15 anos, durante as manifestações contra o governo em Gezi Park. O garoto, que ficou em coma por nove meses, é considerado um símbolo dos manifestantes contra o abuso de poder do governo.

    Segundo testemunhas, foram ouvidos tiros dentro do edifício e as autoridades informaram que já iniciaram as tratativas com o sequestrador. Uma foto de Kariz com uma arma apontada para sua cabeça foi divulgada pela imprensa turca.

    Em um comunicado, o Dhkp-C lançou um ultimato às autoridades turcas exigindo que o acusado pela morte do adolescente apareça em um pronunciamento ao vivo confessando o crime. "Meu filho está morto e não quero que ninguém mais morra. Não se pode lavar o sangue derramando mais sangue", teria dito o pai de Elvan ao deputado turco Huseyin Aygun, revelou a emissora "BBC".

    A "revolta de Gezi Park" ocorreu no dia 31 de maio de 2013 e pedia mais liberdade e democracia na Turquia. Além do adolescente, outras sete pessoas foram mortas nos protestos após uma violenta repressão da polícia local. (ANSA)