ASSINE
search button

Parlamento britânico é dissolvido e campanha eleitoral tem início

Compartilhar

O Parlamento britânico foi dissolvido oficialmente nesta segunda-feira, dia 30, dando início às campanhas eleitorais para as eleições de 7 de maio, consideradas as mais disputadas das últimas décadas. Apesar dos trabalhos da Câmara dos Comuns terem sido encerrados na última quinta-feira, a dissolução oficial acontece apenas 25 dias úteis antes do pleito.    

Desta forma, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, manteve hoje sua última audiência com a rainha Elizabeth II, marcando o fim do governo de coalizão que ele preside há cinco anos.    

Ele disputa a reeleição com o líder do partido Trabalhista, Ed Miliband, e temas como a imigração, a crise econômica, o sistema de saúde britânico e as relações com a União Europeia estão entre os mais debatidos entre os candidatos. Cameron defende que "o Reino Unido está indo pelo caminho correto" e que, com uma administração dos trabalhadores, "o país voltará ao caos econômico".    

Miliband, por sua vez, acredita que os conservadores do atual premier representam uma "clara ameaça". Dados de uma pesquisa realizada pela consultoria ComRes para o canal "ITV News" e o jornal "Daily Mail" mostra os conservadores à frente com 36% das intenções de votos e os trabalhadores logo em seguida, com 32%.  

Uma sondagem da YouGov para o "Sunday Times" publicada neste final de semana, no entanto, mostra o partido Trabalhista à frente, com 36%, e o Tories (conservadores), com 32%. Caso qualquer um dos resultados se confirme, nenhum partido obteria a maioria necessária para formar um governo e deveria tentar alianças.