ASSINE
search button

'NYT' descreve candidato republicano Ted Cruz como 'conservador ambicioso'

Senador do Texas se apresenta como o aspirante à presidência dos EUA mais à direita

Compartilhar

O jornal norte-americano The New York Times publicou um artigo nesta segunda-feira (23/03) com um perfil do primeiro candidato oficial para a presidência dos Estados Unidos, em 2016. “Ted Cruz, de 44 anos, senador do Texas em seu primeiro mandato, se tornou o primeiro republicano a declarar-se candidato a presidente, prometendo uma campanha focada em “restaurar a promessa da América.”

‘O poder do povo americano quando nos levantamos e lutamos pela liberdade não tem limites,’ disse ele na Liberty University, uma instituição evangélica em Lynchburg, na Virginia.

Quem o conhece há anos afirma que Cruz sempre pareceu tanto impulsivo quanto esclarecido em suas táticas, e costuma aproveitar um momento politicamente oportuno em benefício próprio.

Mas o que mais os surpreendeu, muitos dizem, foi ver sua evolução de um pragmático advogado que estudou na Ivy League e um Republicano insider em um agitador do Tea Party que ajudou a orquestrar uma estratégia que chegou a fechar o governo federal por 16 dias em 2013.

O que parece claro agora é que pelo menos em termos estratégicos, Cruz se vê em 2016 como o candidato mais conservador no campo presidencial.

“Ele pega todas as oportunidades que aparecem diante dele e aproveita e foca nelas,” disse David M. Carney, um estrategista republicano de New Hampshire que forneceu consultoria para David Dewhurst, a quem Cruz derrotou para vencer as primárias de 2012 para o Senado. Ele diz que Cruz não deve ser subestimado: “Ele é muito mais focado e tem uma visão muito mais ampla do que as pessoas imaginam entendem.”

Cruz chegou em Austin em 2000 com uma credencial especialmente forte, tendo trabalhado em 1996 como estagiário para o Chefe de Justiça dos Estados Unidos William Rehnquist, e impressionou seus colegas com sua inteligência e ética de trabalho.

Muitos o descrevem como um pragmático e um conservador que defende um estado enxuto e cujas opiniões políticas não pareciam particularmente para a extrema direita.

“Ele sempre foi um cara inteligente que sabia pensar em soluções para os problemas,” disse Kevin Shuvalov, o diretor político da campanha regional de Bush em 2000, cuja empresa de consultoria trabalha agora para o governador Chris Christie, de New Jersey, um possível candidato a presidente em 2016. “Ele é um grande solucionador de problemas”

Kellyanne Conway, uma republicana especialista em pesquisas que trabalha com candidatos conservadores, não viu nada de incongruente entre o trabalho de Cruz em 2000 na campanha de George W. Bush, e sua postura política anos depois.

“Para um jovem advogado ambicioso que tem suas próprias aspirações políticas, é bem fácil trabalhar para o candidato republicano que também é governador de seu estado e pode ajudá-lo com suas  ambições,” disse Conway.

Ele surgiu como uma figura política temível quando a base republicana se deslocou para a direita depois da onda do Tea Party de 2010.

Fez o mesmo nas primárias republicanas do Texas para o Senado, em 2012, quando derrotou David Dewhurst com 14 pontos percentuais de vantagem, se colocando mais à direita, como um campeão do Tea Party.

A campanha de Cruz fez críticas pesadas a Washington. Ele chegou ao Senado ávido em brandir seu lado pugilista e conservador, e ganhou rapidamente a ire de vários de seus colegas democratas e republicanos. Cruz aproveitou uma sessão no Senado para uma maratona de discursos de mais de 21 horas, tentando travar uma luta processual para anular o ‘Affordable Care Act’, a lei de reforma do sistema de saúde que levava a assinatura do presidente Obama", lembra o artigo do New York Times.