ASSINE
search button

UE alerta sobre problemas migratórios no Mediterrâneo 

Compartilhar

Entre 500 mil e 1 milhão de pessoas estão prontas para partir da Líbia rumo à Europa ao longo de 2015. O alarte é de Fabrice Leggeri, diretor-executivo da agência da União Europeia para controle de fronteiras, a Frontex, que prevê um aumento dos problemas migratórios no mar Mediterrâneo nos próximos meses.

Em entrevista à ANSA, ele disse que em 2015 o bloco deve estar preparado para enfrentar uma situação ainda mais difícil do que em 2014, quando a UE recebeu 278 mil imigrantes ilegais. Deste total, 171 mil entraram pela Itália, que está a menos de 300 km de distância por água da Líbia.

Leggeri também afirmou que é necessário ficar atento para a possibilidade do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) assumir o tráfico de seres humanos no país africano, embora ainda não haja sinais disso.

"Precisamos estar conscientes dos riscos. Mas até agora não tenho provas para dizer que eles controlam a imigração ilegal", disse. No entanto, ele destacou que existem indícios de que algumas pessoas foram obrigadas a subir com armas em embarcações clandestinas rumo à Europa.

Apesar do alerta, o ministro das Relações Exteriores da Itália, Paolo Gentiloni, declarou que não pode haver "alarmismo". "Trata-se de nos empenharmos mais, italianos e europeus, para enfrentar o fenômeno da imigração", salientou o chanceler.