ASSINE
search button

Embaixador dos EUA é esfaqueado na Coreia do Sul

Agressor é um ativista nacionalista de 55 anos que foi detido

Compartilhar

O embaixador norte-americano na Coreia do Sul, Mark Lippert, foi esfaqueado por um ativista nacionalista pró-Coreia do Norte e se feriu no rosto. O agressor, identificado como Kim Ki-jong, tem 55 anos e foi preso pelas autoridades. Lippert participava de uma conferência em Seul sobre as relações diplomáticas entre as duas Coreias e os cenários para uma reunificação quando foi atacado, por volta das 7h40 locais desta quinta-feira (5). A faca, de 25 centímetros, feriu seu pulso, dedos e a bochecha direita. 

Ele precisou levar pontos para fechar os machucados no rosto. De acordo com fontes locais, não foi feita revista nos participantes do evento. O Departamento de Estado norte-americano informou que, mesmo profundos, os ferimentos não colocam em risco a vida do embaixador, o qual recebeu um telefonema do presidente Barack Obama. É a primeira vez que um embaixador norte-americano é atacado na Coreia do Sul. Em julho de 2010, o embaixador japonês, Toshinori Shigeie, foi alvo de um atentado de Kim, que lançou um pedaço de cimento contra o diplomata. Fontes do serviço de inteligência de Seul relataram que Kim visitou a Coreia do Norte seis vezes entre os anos 2006 e 2007.    

Ele teria, inclusive, tentado construir em Seul um memorial para o ex-líder local, Kim Jong-il, morto em 2011. Lippert, de 42 anos, é o embaixador norte-americano mais jovem em Seul, posto que assumiu em outubro de 2014. A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, condenou o atentado, classificando-o como um "ataque à aliança bilateral que não pode ser tolerado"