ASSINE
search button

União Europeia e Cuba iniciam terceira rodada de negociações

Compartilhar

A União Europeia (UE) e Cuba iniciam hoje (4) a terceira rodada de negociações para o primeiro acordo bilateral entre Havana e os parceiros europeus, com destaque para os direitos humanos e a abertura econômica da ilha.

“Não é só a questão dos direitos humanos que é sensível, alguns assuntos econômicos também. Alcançar um acordo entre uma economia controlada pelo Estado e uma economia de mercado é difícil”, disseram fontes comunitárias.

A União Europeia e Havana, que abriram negociações em abril de 2014 com a meta de estabelecer uma relação de cooperação, devem, nesta fase, discutir com mais profundidade as relações econômicas e comerciais.

“O acordo, tal como o imaginamos, tem três grandes pilares: diálogo político, cooperação e assuntos comerciais e econômicos", acrescentaram as fontes.

A terceira rodada, que ocorre até amanhã (5) em Havana, estava inicialmente prevista para o fim de 2014, mas as autoridades cubanas pediram um adiamento.

A UE reconheceu que “a promessa, a perspectiva de uma nova relação” entre os Estados Unidos e Cuba, países que continuam as negociações para normalizar as suas relações diplomáticas, terá, “sem dúvida, influência no processo de negociação” entre Havana e Bruxelas, mas que “ainda é um pouco cedo para dizer como”.

"Desejamos aos dois o melhor, porque acreditamos firmemente que uma aproximação entre os Estados Unidos e Cuba é boa para os dois, para o Hemisfério Ocidental e para nós", destacaram as mesmas fontes comunitárias, referindo-se a "uma convergência ao nível dos interesses e das expectativas do lado cubano, europeu e americano".