ASSINE
search button

Pai diz que jihadista John é 'cachorro terrorista'

Jovem de 27 anos aparece em vídeos como executor do EI

Compartilhar

O pai do famoso "jihadista John", que aparece em vídeos de execução do Estado Islâmico (EI, ex-Isis), afirmou que seu filho é um "cachorro, animal e terrorista". De acordo com o jornal britânico "Daily Telegraph", Jassem Emwazi, de 51 anos, usou estas palavras para se referir a seu filho, Mohamed Enwazi, durante uma ligação telefônica a um amigo. 

O jornal afirma que Jassem se sente "envergonhado" pelo seu filho. Em 2013, antes do jovem se aliar ao EI na Síria, o pai teria dito que preferiria que ele morresse. A identidade do "jihadista John" foi revelada na semana passada pela BBC. Mohamed Emwazi, de 27 anos, é originário de Londres e graduado em Ciências da Computação. Enwazi apareceu pela primeira vez no vídeo de decapitação do jornalista norte-americano James Foley, em agosto de 2014.    

Fluente em inglês, o jihadista foi o protagonista de outros vídeos do EI, nos quais anunciava a morte de reféns e ameaçava países do Ocidente Cooperação - Nesta terça-feira (3), a Itália confirmou que enviará armas como forma de apoio ao governo do Iraque e aos representantes curdos na luta contra o EI. Atualmente, uma coalizão liderada pelos Estados Unidos, com apoio de países europeus, bombardeia áreas dominadas pelo grupo extremista na Síria e no Iraque. Web - O Twitter, um dos principais meios de comunicação usados pelos extremistas, suspendeu cerca de duas mil contas ligadas ao EI e aos seus apoiadores. 

De acordo com o analista de sistemas J.M.Berger, 13 a 16 páginas suspensas eram consideradas os mais importantes canais do Estado Islâmico.