ASSINE
search button

Netanyahu chega a Washington para discurso polêmico

Compartilhar

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, deve discursar no Congresso norte-americano nesta terça-feira, dia 3, sobre os perigos de um acordo nuclear com o Irã.    O tema é polêmico e causou mal estar entre a administração do presidente Barack Obama.    Netanyahu viajou para Washington no último domingo, dia 1, com a missão de alertar o Congresso sobre o acordo nuclear, o qual, segundo ele, ameaça a segurança do Estado de Israel.   

"Eu sinto uma preocupação profunda e genuína pela segurança de todas as pessoas em Israel", disse, antes de embarcar. "Eu farei tudo que estiver ao meu alcance para assegurar nosso futuro".    Ainda segundo Netanyahu, esta é uma viagem "crucial e até mesmo uma missão histórica".    

Além disso, o premier foi convidado para discursar pelo presidente da Câmara dos Deputados, o republicano John Boehner, sem consultar a Casa Branca.    As desavenças entre os governos de Netanyahu e Obama foram agravadas nos últimos anos, especialmente por conta da reaproximação entre os EUA e o Irã.    

Enquanto a atual administração da Casa Branca está disposta a deixar passar alguma atividade nuclear no Irã, Israel pede o fim completo do programa que Teerã diz ter apenas fins pacíficos.