ASSINE
search button

Iraque lança ofensiva para reconquistar Tikrit

Cidade natal de Saddam Hussein está em mãos do Estado Islâmico

Compartilhar

O Exército iraquiano lançou nesta segunda-feira (2) uma operação militar de larga escala para reconquistar a cidade natal do ex-ditador Saddam Hussein, Tikrit, que está sob poder de jihadistas do Estado Islâmico (EI, ex-Isis).

De acordo com a emissora estatal iraquiana, a operação conta com por combatentes sunitas e xiitas, e com unidades aéreas e de artilharia. Cerca de 30 mil militares e milicianos participação da operação, considera a maior realizada pelo governo do Iraque para recuperar uma zona controlado pelo EI.

Em um discurso, o primeiro-ministro do país, Haidar al-Abadi, fez um apelo para que as Forças Armadas e as milícias iraquianas participem da operação a fim de limitar os danos "à vida e às propriedades" da população civil. Na província da qual Tikrit é capital, grupos locais sunitas, leais a Saddam Hussein e contrários ao governo, demonstram simpatia pelo Estado Islâmico, o que favoreceu a atuação do grupo extremista na região. Controlada há nove meses pelo EI, Tikrit é considerada um dos principais redutos do grupo extremista, o qual tenta estabelecer um califado sunita no norte da Síria e do Iraque.