ASSINE
search button

Deputados italianos aprovam reconhecimento da Palestina

Compartilhar

A Câmara de Deputados da Itália aprovou nesta sexta-feira, dia 27, uma moção que reconhece o Estado da Palestina, mas colocou condições à medida, agradando a Israel e levantando críticas de autoridades palestinas.    

A primeira norma, que estabelece o apoio ao status de Estado, foi aprovada com 300 votos a favor, 45 contra e 59 abstenções e foi celebrada com aplausos dentro do Congresso.    

A medida foi elaborada pelos partidos Esquerda Ecologia e Liberdade (SEL) e o Partido Socialista Italiano (PSI) e conta com o apoio do Partido Democrático (PD), do primeiro-ministro, Matteo Renzi.    

O texto pede que o governo apoie o estabelecimento do Estado que "vive em paz, segurança e prosperidade ao lado do Estado de Israel, com base em reconhecimento e um compromisso recíproco de assegurar que seus cidadãos vivam a salvos de violência e atos de terrorismo".    

O Parlamento também aprovou, no entanto, um documento, com 237 votos a favor, 84 contra e 64 abstenções, que pede ao governo que promova um acordo entre o Fatah e o Hamas onde, por meio do reconhecimento do Estado de Israel e o abandono da violência, sejam alcançadas as condições para o reconhecimento do Estado palestino.    

A representante da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) Hanan Ashrawi lamentou que o Congresso tenha apresentado condições para apoiar a Palestina.