ASSINE
search button

Novo presidente da Itália presta juramento em Roma

Sergio Mattarella foi eleito no último sábado pelo Parlamento

Compartilhar

O presidente eleito da Itália, Sergio Mattarella, prestou juramento nesta terça-feira (3) no Palácio de Montecitorio, em Roma, e agradeceu ao trabalho de seu antecessor, Giorgio Napolitano, que renunciou ao cargo em janeiro. Mattarella foi acolhido com aplausos e disse estar consciente das "responsabilidades que o cargo lhe impõe".

    Em seu primeiro discurso oficial como chefe de Estado, Mattarella também pediu união da Itália. "A união pode ser difícil, frágil e distante. Mas o compromisso de todos os italianos é superar as dificuldades", afirmou. Ele destacou ainda que a "longa crise econômica" que atingiu a Itália nos últimos anos provocou "feridas, marginalizações e solidão", e que existe uma necessidade urgente de "reformas institucionais e econômicas, que têm o dever de dar respostas eficazes à comunidade". Ele prometeu ser um "juiz imparcial" na política italiana e destacou que os "cidadãos pedem transparência e coerência nas decisões" de alto escalão.

    "Todos nós somos chamados a assumir a responsabilidade primária de escutar os italianos e as instituições. Precisamos entender a política como bem comum, patrimônio de cada um e de todos. É necessário restabelecer a proximidade entre as instituições e aqueles cidadãos que se sentem distantes, estrangeiros". "Na atual linguagem e na interpretação das funções do chefe de Estado, há o papel do árbitro de garantir a Constituição. É uma imagem eficaz. Ao árbitro compete a pontual aplicação das leis.

    O árbitro deve ser, e será, imparcial", destacou Mattarella. Sergio Mattarella, de 73 anos, foi eleito novo presidente da Itália no último sábado, dia 31 de janeiro, em votação no Parlamento. Sua vitória foi uma articulação política do primeiro-ministro Matteo Renzi. (ANSA)