ASSINE
search button

Europa teve ano negro em 2014, diz secretário da Otan

Jens Stoltenberg pediu mais investimentos em defesa

Compartilhar

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, afirmou nesta sexta-feira (30) que a segurança na Europa teve um "ano negro" em 2014. A declaração foi dada durante a apresentação do relatório anual sobre as atividades da aliança militar, em Bruxelas (Bélgica).

    "Os atentados de Paris nos lembraram brutalmente das ameaças e desafios que devemos enfrentar", disse o norueguês. Além do ataque contra o jornal "Charlie Hebdo" e do sequestro em um mercado judaico na capital francesa, já no início de 2015, o continente conviveu nos últimos 12 meses com os conflitos no leste da Ucrânia.

    Em 2014, o sistema de defesa da Otan realizou 400 interceptações de aviões da Rússia - que é acusada de apoiar rebeldes separatistas no país vizinho -, número quatro vezes maior do que em 2013.

    Stoltenberg também aproveitou a ocasião para pedir mais investimentos dos seus membros em defesa. Segundo ele, sua prioridade é convencer os governos europeus, em particular os de Reino Unido, França, Alemanha e Itália, a interromper a redução dos gastos no setor.

    "Não podemos continuar a aumentar a capacidade e a reduzir as despesas", acrescentou. (ANSA)