ASSINE
search button

Kim Jong-un pode visitar Rússia em maio, diz agência

Seria a primeira viagem internacional do líder norte-coreano

Compartilhar

O governo russo confirmou nesta quarta-feira (28) que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, poderá fazer uma visita ao país para participar das celebrações pelos 70 anos da vitória dos soviéticos contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial. A festa está marcada para de maio e ocorrerá na capital, Moscou. 

De acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap, Kim estaria entre os 20 chefes de Estado e de Governo que demonstraram interesse em participar do evento. Caso se concretize, a visita de Kim será sua estreia nos compromissos internacionais. Ele assumiu o governo da Coreia do Norte em dezembro de 2011. O convite ao líder norte-coreano partiu do presidente russo, Vladimir Putin. Em novembro, representantes dos dois governos concordaram em ter uma agenda de compromissos mais estreita em 2015, ano em que também é celebrado os 70 anos da libertação da península coreana da ocupação colonial japonesa. 

No entanto, de acordo com a Yonhap, o Kremlin evita dizer explicitamente o nome de Kim Jong-un e se limita a informar que "a delegação norte-coreana ainda não foi finalizada". Caso o líder norte-coreano não compareça pessoalmente a Moscou, é provável em envie o presidente da Suprema Assembleia do país, Kim Yong-nam, como já ocorreu nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Sóchi. Por sua vez, a Coreia do Sul, que vive em estado de guerra com o vizinho, demonstrou preocupação com a notícia, já que uma aliança entre Rússia e Coreia do Norte poderia comprometer sua segurança. A visita a Moscou também pode desagradar à China, que é um dos únicos aliados do regime de Pyongyang.