ASSINE
search button

Novo premier grego anuncia lista de ministros

Compartilhar

O novo premier da Grécia, Alexis Tsipras, divulgou nesta terça-feira (27) os nomes que integrarão seu governo. Entre as novidades introduzidas pelo líder do Syriza está a redução no número de Ministérios, que passou de 16 para 10.    

O responsável pela pasta de Finanças será Yanis Varoufakis, economista da legenda de extrema-esquerda que venceu as eleições do último domingo (25). Com 53 anos de idade, ele também tem nacionalidade australiana e é autor de diversos livros sobre a crise financeira na Europa.    

Varoufakis dá aulas de economia na Universidade de Austin, no Texas (EUA), e terá a dura tarefa de negociar a reestruturação da dívida pública grega com a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu (BCE).    

Panos Kammenos, líder do partido de direita Gregos Independentes, aliado do Syriza no governo, foi nomeado ministro da Defesa. O chanceler do país será Nikos Kotzias, enquanto o cargo de vice-premier ficou com Giannis Dragasakis.    

A primeira reunião ministerial do novo gabinete será realizada nesta quarta (28) e deverá discutir o aumento do salário mínimo.