ASSINE
search button

Queda de avião da AirAsia não foi terrorismo

Relatório preliminar será divulgado na próxima semana

Compartilhar

O acidente com o avião da Air Asia, que caiu no Mar de Java no dia 28 de dezembro, não foi causado por terroristas, disse um dos investigadores que estão analisando os conteúdos das caixas-pretas da aeronave à BBC.

    Segundo Andreas Hananto, as duas horas de gravação dos equipamentos permitem afirmar que "não há nenhuma voz de ameaça a bordo". Ainda de acordo com o especialista, as primeiras análises apontam a presença de mau tempo na área em que o voo QZ8501 estava e que ela pode ter causado o acidente.

    Hananto também acrescentou que a falta de um chamado de emergência por parte do piloto pode ser creditada ao fato dele estar "muito preocupado" em retomar o controle do Airbus. De acordo com as autoridades indonésias, um relatório preliminar das causas do acidente será divulgado no próximo dia 28. Até hoje (19), ainda não foram completadas as transcrições das conversas entre os pilotos e também com a análise dos dados do avião.

    Também nesta segunda-feira (19), as equipes de resgate conseguiram retirar do mar mais dois corpos, elevando para 53 o número de vítimas conhecidas. Em breve, será retirada uma grande parte da fuselagem do voo QZ8501 onde se acredita que estão os corpos restantes da tragédia.

    O Air Asia partiu de Surubaia, na Indonésia, com destino a Cingapura. A aeronave sumiu dos radares 40 minutos após a decolagem, sendo que minutos antes, o piloto havia pedido uma alteração de rota por culpa do mau tempo. Ao todo, 162 pessoas estavam a bordo. (ANSA)