ASSINE
search button

Avião da Air Asia pode estar 'no fundo do mar'

Chefe das buscas acredita em novo acidente aéreo

Compartilhar

O avião da Air Asia, que desapareceu neste domingo (28) com 162 pessoas a bordo, está "provavelmente, no fundo do mar", afirmou o chefe da agência nacional de busca e salvamento da Indonésia, Bambang Soelistyo.    

"Com as informações que temos até o momento e com a estimativa de trajeto que o avião estaria no mar, a hipótese mais provável é que a aeronave esteja mesmo no fundo do mar. Trata-se de uma hipótese preliminar que poderá ter maiores desenvolvimentos com as avaliações dos resultados das buscas", disse Soelistyo em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (29). 

As autoridades do país também aumentaram a área de buscas pelo avião desaparecido. Porém, o vice-presidente indonésio, Jusuf Kalla, afirmou que os objetos encontrados até o momento não pertencem à aeronave. A procura foi interrompida por algumas horas por culpa das condições climáticas, mas já foi retomada pelas equipes de resgate.O voo QZ8501 desapareceu dos radares nas primeiras horas do domingo, enquanto fazia o trajeto entre a Indonésia e Cingapura.    

Ele partiu às 5h20 do aeroporto Juanda, em Surabaia, e cerca de 40 minutos após a decolagem, ele sumiu. Pouco antes do desaparecimento, o piloto havia pedido uma mudança de rota por causa do mau tempo. A Air Asia informou que entre os passageiros e a tripulação estavam 155 indonésios, três sul-coreanos, um cingapurense, um britânico, um francês e um malaio. 16 das possíveis vítimas eram crianças.    

No início do ano, no dia 8 de março, um avião da Malaysia Airlines desapareceu com 239 pessoas a bordo durante o trajeto entre Kuala Lumpur e Pequim. Até hoje, a aeronave não foi encontrada.