ASSINE
search button

AirAsia: buscas estão centradas em uma mancha de óleo avistada no mar

Compartilhar

O vice-presidente indonésio, Jusuf Kalla, confirmou nesta segunda-feira (29/12) que os objetos avistados no mar pela tripulação do avião de reconhecimento australiano não é do Airbus 320-200 da AirAsia, desaparecido desde ontem (28), com 162 pessoas a bordo. Autoridades indonésias chegaram a indicar que os destroços avistados pelo aparelho Orion P se encontrava a cerca de 1.127 quilômetros da última posição do airbus. 

"Foi verificado e não há provas suficientes para confirmar estas informações", disse Kalla na coletiva de imprensa no aeroporto de Surabaya. Uma mancha de óleo também foi encontrada no mar de Java nesta manhã, mas as autoridades ainda não confirmam ser da aeronave desaparecida. 

Indonésia, Cingapura, Malásia, Austrália e Coreia do Sul participam das operações de busca, com 12 barcos, cinco aviões e três helicópteros. Dezenas de pescadores da região também cooperam. Vários países, como Estados Unidos e China, ofereceram ajuda.

O avião da companhia malaia AirAsia, com o número de voo QZ8501, desapareceu dos radares depois de ter decolado da cidade indonésia de Surabaia com destino a Cingapura. A bordo estavam 162 pessoas, das quais 155 passageiros e sete membros da tripulação.

Segundo informações divulgadas hoje pelo diretor da Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia, Bambang Soelistyo, com base nos dados de que dispõem os especialistas, a hipótese apontada como a mais provável é a de que o avião esteja no fundo do mar.