ASSINE
search button

Avião da Air Asia desaparece com 162 pessoas a bordo

Voo perdeu contato quando sobrevoava o mar de Java, após pedido de piloto

Compartilhar

Um avião da companhia aérea de baixo custo Air Asia desapareceu quando voava da Indonésia para Cingapura na noite deste sábado (27). A aeronave, um Airbus A320, levava ao menos 160 pessoas a bordo.    

O voo QZ8501 perdeu o contato quando sobrevoava o mar de Java, cerca de 40 minutos após deixar o aeroporto da cidade de Surabaya, a segunda mais importante da Indonésia. O avião desapareceu após o piloto pedir para mudar a altitude do voo, por conta do mau tempo.    

O comandante tinha 6.100 horas de voo e o avião passou por verificação técnica em 16 de novembro, informou a Air Asia em comunicado. As buscas foram suspensas temporariamente por conta das más condições de tempo. 

O diretor de aviação do Ministério dos Transportes de Cingapura, Djoko Murjatmojo, assegurou que a aeronave foi perdida do radar. "Estamos acompanhando o caso e esperando o resultados de vários relatórios", acrescentou.   

Entre os passageiros, 156 passageiros eram da Indonésia, três da Coreia do Sul, um da Malásia, um de Cingapura e um da França. O empresário anglo-malaio que fundou a Air Asia, Tony Fernandes, disse, por meio de sua conta no Twitter, que este é seu "pior pesadelo".    

2014 

Este ano foi marcado por acidentes aéreos. Entre janeiro e dezembro, foram registradas 141 ocorrências com aeronaves, número que gera uma média de um incidente a cada dois dias e meio. Ao todo, 1.037 vidas foram perdidas no ar.    

Entre as maiores tragédias estão o sumiço de uma aeronave da Malaysia Airlines em março deste ano, assim como um abatimento de um avião da mesma companhia em julho, quando sobrevoava a Ucrânia.