ASSINE
search button

Hackers derrubam servidores do PlayStation e do Xbox

Medida seria retaliação pelo lançamento de filme que satiriza líder da Coreia do Norte

Compartilhar

Os serviços online dos videogames Xbox e Playstation, produzidos respectivamente pela Microsoft e pela Sony, ficaram fora do ar por diversas horas em decorrência do que teria sido um ataque hacker. De acordo com a BBC, as redes dos dois jogos foram atacadas pela "Lizard Squad" (a "Equipe do lagarto", em livre tradução do inglês).    

O grupo havia anunciado a ação no início deste mês, após realizar ataque em 9 de dezembro contra a Sony. A medida pode ser retaliação pelo lançamento do filme "The Interview" ("A Entrevista"), que satiriza o ditador norte-coreano, Kim Jong-un.    

Marcada justamente para 25 de dezembro, a estreia oficial do filme havia sido cancelada pela Sony após os supostos ataques de hackers feitos contra o seu sistema e as ameaças terroristas contra as redes que passassem a obra. As ações foram reivindicadas pelo obscuro grupo "Guardians of Peace" ("Guardiões da Paz"). Porém, segundo o governo dos Estados Unidos, o verdadeiro responsável seria o regime da Coreia do Norte.   

Cinemas

Apesar da produção ter sido exibida em cerca de 300 salas no Estados Unidos, bem menos que as duas mil inicialmente planejadas, o filme arrecadou quase US$ 1 milhão nas bilheterias no primeiro dia e pode dobrar as cifras no fim de semana, informou a CNNGrande parte da audiência, no entanto, deve vir da Internet, já que o filme também foi lançado em plataformas digitais e sites como "YouTube".

No longa, James Franco e Seth Rogen são dois jornalistas que conseguem uma entrevista com um personagem inspirado em Kim Jong-un -- embora com outro nome. 

Rússia 

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Alexandre Loukachevitch, disse que seu governo "compreende" a ira da Coreia do Norte, pois julga o filme "agressivo e escandaloso". A Rússia "está preocupada com o novo aumento das tensões" entre Seul e Washington, concluiu.