ASSINE
search button

Ativista do Femen que atacou presépio está detida

Compartilhar

A integrante do Femen que atacou o presépio da praça São Pedro após a benção de Natal do papa Francisco está detida no Vaticano, segundo o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi.    

De origem ucraniana, Iana Aleksandrovna está encarcerada no quartel do Corpo de Gendarmaria, onde aguarda interrogatório. 

O grupo tem a Igreja Católica como um dos principais alvos de seus protestos desde 2011, mas essa foi a primeira vez que uma de suas integrantes foi presa pela cidade-Estado. Em todas as outras ocasiões, as mulheres haviam sido liberadas ou levadas pela polícia italiana.    

A ativista vai responder por vilipêndio, atos obscenos em lugares públicos e furto. Aleksandrovna foi detida ao tentar atacar o presépio da praça São Pedro depois da benção "Urbi et Orbi" ("À cidade de Roma e ao mundo"), realizada tradicionalmente pelo Papa nos dias de Natal e Páscoa.    

Com os seios à mostra e a frase "Deus é mulher" escrita em seu corpo, ela chegou a pegar uma imagem do menino Jesus, mas foi logo coibida por um agente da vigilância vaticana. "O fato é particularmente grave pelo lugar e as circunstâncias em que aconteceu, ofendendo intencionalmente os sentimentos religiosos de incontáveis pessoas", declarou Lombardi.    Naquele momento, cerca de 80 mil pessoas lotavam a praça São Pedro.