ASSINE
search button

Pais de estudantes mexicanos desaparecidos gravam vídeo

Segundo investigação oficial, jovens foram detidos por policiais e entregues a cartel 

Compartilhar

Em vídeo publicado no YouTube, parentes dos estudantes desaparecidos há quase três meses em Ayotzinapa, Guerrero, no México, pedem para que a sociedade continue apoiando a busca por justiça. Nos depoimentos, eles lembram o último Natal que passaram com os filhos.

Os 43 estudantes desapareceram na noite de 26 de setembro, depois de disparos feitos por policiais municipais, quando morreram seis pessoas e 25 ficaram feridas.

Segundo a investigação oficial, os jovens foram detidos por policiais e entregues ao cartel Guerreiros Unidos, que os teriam assassinado no município de Cocula, vizinho a Iguala. As famílias não acreditam na versão.

"No ano passado, estávamos com toda a família reunida", disse Epifânio Álvarez, pai de Jorge Álvarez. "Será um Natal triste, sem ele e seus companheiros", salientou Maria Inés Abraján, tia de Adán Abraján. "Na minha casa não haverá Natal, porque sempre tenho recordações do meu filho", ressaltou Margatita Rodríguez, mãe de Miguel Zacarías.

Os parentes também pedem uma resposta às autoridades e que o governo busque os estudantes. Eles fazem um apelo às autoridades internacionais para que peçam ao governo mexicano solução para o problema.

Na noite de Natal, os pais reuniram-se em frente à casa do presidente Enrique Peña Nieto, para pedir que os filhos sejam encontrados.