ASSINE
search button

Conselho da ONU debate direitos humanos na Coreia do Norte

Compartilhar

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) incluiu na pauta desta segunda-feira (22) o debate sobre a questão dos direitos humanos na Coreia do Norte. O início das discussões foi aprovado por 11 votos a favor, duas abstenções (Chade e Nigéria) e dois votos contra (China e Rússia). 

Os chineses também pediram o "procedimento de voto", algo que fizeram pela primeira vez em oito anos. Caso fosse atendida a solicitação, nenhum dos cinco membros permanentes do Conselho poderia vetar a resolução. A medida também busca bloquear a aprovação definitiva sobre o tema.    

Segundo o secretário-geral para as Relações Políticas, Tayé-Brook Zerihoun, "a Coreia do Norte tem a responsabilidade de proteger os seus cidadãos dos crimes mais horríveis e a comunidade internacional tem a mesma responsabilidade". Por isso, ele pediu que o Conselho trabalhe para que, em 2015, o país não tenha mais armas nucleares e dê uma vida melhor aos seus cidadãos.    

Já o secretário-geral para os Direitos Humanos, Ivan Simonovic, afirmou que as violações dos direitos representam "uma política deliberada ordenada pelos níveis mais altos do governo".    "Raramente, vimos abusos assim sistemáticos como os que ocorrem na Coreia do Norte. O povo norte-coreano tem a necessidade da vossa proteção", falou Simonovic aos membros do Conselho.