ASSINE
search button

Coreia do Norte ameça reforçar capacidade nuclear após resolução da ONU

Compartilhar

A Coreia do Norte informou hoje (20) de que poderá reforçar a sua capacidade nuclear, depois da aprovação de uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) sugerindo que o Tribunal Penal Internacional (TPI) julgue o regime norte-coreano por crimes contra a humanidade.

Na quinta-feira (18), a Assembleia Geral da ONU aprovou, por ampla maioria, uma resolução não vinculativa que condena as violações de direitos humanos na Coreia do Norte. A resolução insta o Conselho de Segurança a levar Pyongyang a julgamento no TPI e a impor sanções específicas aos governantes norte-coreanos pela repressão dos cidadãos.

"A Coreia do Norte vai intensificar os esforços para reforçar de todas as formas possíveis a sua capacidade de autodefesa, incluindo o seu poder militar", anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros em comunicado divulgado pela agência noticiosa norte-coreana. No comunicado, o ministério considera a resolução da ONU "um ponto culminante da lamentável política americana de hostilidade" em relação à Coreia do Norte e destaca que "a desnuclearização da península coreana perdeu qualquer pertinência".

Na segunda-feira (22), o Conselho de Segurança da ONU terá a primeira reunião para discutir a violação de direitos humanos na Coreia do Norte.