ASSINE
search button

Renzi quer nome de consenso para suceder Napolitano

Compartilhar

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, afirmou nesta sexta-feira (19) que o seu Partido Democrático (PD) vai procurar um nome de consenso para suceder o atual presidente da República, Giorgio Napolitano, que deve anunciar sua renúncia no final de dezembro.    

O premier disse também que deseja que as legendas italianas "reflitam" e não se envolvam em "polêmicas, divisões e brigas do passado". "Todas as forças políticas devem fazer uma reflexão sobre o que é necessário para a Itália nos próximos sete anos [duração do mandato do chefe de Estado]. Espero que o novo presidente seja eleito com o maior número de votos", declarou Renzi.    

Apesar de ainda faltar uma confirmação oficial, é dado como certo que Napolitano, de 89 anos, confirmará sua renúncia no dia 31 de dezembro, durante o discurso de final de ano. Ele assumiu o cargo em 2006 e não tinha intenção de concorrer à reeleição, em 2013.    

No entanto, na ocasião, o dividido Parlamento da Itália foi incapaz de chegar a um acordo para escolher seu sucessor - no país, o presidente é nomeado pelo Congresso. Por conta do impasse, um grupo majoritário de deputados e senadores pediu para que Napolitano voltasse à Presidência para um segundo mandato, algo inédito na história italiana.