ASSINE
search button

Papa Francisco inaugura presépio e árvore de Natal

Compartilhar

O papa Francisco inaugurou nesta sexta-feira (19) a árvore de Natal e o presépio do Vaticano. A tradicional árvore de Natal deste ano é originária da região da Calábria, na Itália. O pinheiro possui 25,5 metros de altura e 10 metros de largura. Já o presépio, que a cada ano é montado por um artista, dessa vez veio da Fundação Arena, da província de Verona. As peças são fabricadas em terracota, sobre uma superfície de 24 metros por 12 de altura e 8 de largura. 

O presidente do Governatorato, o cardeal Giuseppe Bertello, participou da cerimônia, agradecendo as duas regiões em nome do Papa.    

Além das duas obras, foi inaugurada também, com o clique em um iPad, a nova iluminação da Basílica de São Pedro, na fachada e na cúpula, com 315 pontos de luzes LED - o que permite uma economia de 70% de energia.    

Segundo o cardeal-arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno, o presépio "é uma tradição antiga, que começou na época de São Francisco de Assis, e é mantida em quase todos os países católicos".    

Para o catolicismo, explica Damasceno, "a árvore representa a paz, a prosperidade e a vontade de união entre os povos".    

Todos os anos, um presépio e uma árvore de Natal são montados na Praça São Pedro, no Vaticano, como parte das celebrações natalinas. Em cada edição, as peças são enviadas de um lugar diferente. A tradição, iniciada com o papa João Paulo II (1978-2005), já dura mais de 30 anos. A decoração de Natal geralmente é desmontada em janeiro.