ASSINE
search button

Governo da Índia estuda libertar fuzileiros italianos

Compartilhar

A Índia admitiu, pela primeira vez, "estar estudando" uma proposta italiana para solucionar a questão dos fuzileiros navais italianos Massimiliano Latorre e Salvatore Girone. A revelação foi feita em uma carta de resposta escrita ontem (17) ao Parlamento pelo ministro das Relações Exteriores, Sushma Swaraj.

Dois membros do Partido Comunista indiano (CPI) da Rajya Sabha (a Câmara alta do Parlamento) e de outras duas siglas apresentaram ao governo um questionamento sobre negação de liberdade condicional para os dois italianos. No documento, eles pediram "se é verdade que o governo italiano buscou uma solução consensual sobre o caso dos dois militares acusados de homicídio de dois pescadores indianos em 2012, em Kerala".

Em caso de afirmação positiva, os parlamentares queriam saber "em qual ponto o assunto está hoje e qual a reação do governo à proposta do governo da Itália".

Na resposta enviada ao Parlamento, Swaraj respondeu que "sim" à primeira pergunta e que "a questão está atualmente em análise da Corte Suprema da Índia, enquanto a proposta do governo italiano está sendo estudada pelo nosso".

Os fuzileiros são acusados de matarem dois pescadores locais em 12 de fevereiro de 2012, quando trabalhavam em um navio petroleiro da Itália. Os dois sempre disseram que mataram os pescadores para evitar um ataque pirata à embarcação.