ASSINE
search button

Fiesp e Ciesp elogiam restabelecimento de relações entre EUA e Cuba

Compartilhar

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) informaram, por meio de nota, elogiaram o restabelecimento das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba. Conforme as entidades, a reaproximação entre as duas nações permitirá o avanço econômico da ilha caribenha e o incremento do fluxo comercial do país com seus principais parceiros, entre eles o Brasil.

"Com o fim do embargo norte-americano, o aumento do produto Interno Bruto (PIB) per capita cubano poderá duplicar nos próximos dez anos", afirmou Paulo Skaf, presidente da Fiesp e do Ciesp.

Para o diretor do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex) da Fiesp, Thomaz Zanotto,  é hora de o Brasil intensificar a presença econômica em Cuba, uma vez que esses investimentos certamente estimularão a exportação de bens e serviços brasileiros para Cuba e toda a América Latina."

De acordo com a nota, em 2013, o Brasil teve um superávit comercial de US$ 431 milhões com Cuba. Os principais produtos exportados foram alimentos e máquinas. A corrente de comércio bilateral somou US$ 624 milhões.