ASSINE
search button

Autoridade Nacional Palestina entrega projeto de paz a Conselho de Segurança

Documento pede acordo entre Israel e Palestina em 12 meses

Compartilhar

Representantes da Autoridade nacional Palestina (ANP), apresentaram ao Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), um projeto de resolução para o fim dos conflitos entre palestinos e Israel. No entanto, a ANP deixou aberta a possibilidade de mudanças no texto por parte do conselho.

    A informação foi divulgada pelo embaixador palestino Riyad Mansour nesta quinta-feira (18). "A proposta entregue para votação, mas não fecha a porta para qualquer alteração. Vamos negociar com nossos parceiros, incluindo União Europeia e Estados Unidos", disse o embaixador.

    O projeto palestino alerta para a necessidade de um acordo de paz com israel em um prazo de 12 meses. O texto também pede a retirada dos israelenses dos territórios ocupados até 2017, respeitando as fronteiras estabelecidas em 1967.

   Nos últimos meses, países europeus reconheceram a soberania e independência do Estado palestino. Entre eles, Suécia, Grã-Bretanha e França. Nesta quarta-feira (17), o Tribunal Geral da UE retirou o grupo político Hamas da lista de organizações terroristas. A decisão gerou polêmica dentro da comunidade europeia e em Israel, que criticou o tribunal. (ANSA)