ASSINE
search button

Cúpula do Mercosul: Kirchner anuncia aproximação entre Cuba e EUA

Compartilhar

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, interrompeu hoje (17) os discursos dos chefes-de-estado na 47ª reunião de cúpula do Mercosul, para anunciar o restabelecimento de relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba, após mais de cinquenta anos. Ela disse que a região estava vivendo um “momento histórico” e parabenizou o governo cubano, por ter “defendido seus ideais” e “mantido a dignidade”, apesar do bloqueio econômico imposto pelo governo norte-americano há mais de meio século. Cristina Kirchner, anfitriã da cúpula do bloco, fez o anúncio logo depois do discurso de Dilma Rousseff.

Ao discursar, a presidente brasileira fez uma homenagem ao presidente uruguaio, Jose Pepe Mujica, que entregará o cargo a seu sucessor, Tabaré Vasquez, no dia 1° de marco. Com lágrimas nos olhos, ela disse que foi “um privilégio” tê-lo conhecido e manifestou seu “enorme agradecimento” por ter contado com a colaboração dele enquanto estava à frente do Uruguai. “Seu legado foi sempre uma inspiração para todos nós”, disse Dilma, fazendo com que todos os presidentes presentes se levantassem para aplaudir Mujica.

“Não nasci presidente, mas sou um trabalhador social”, respondeu o presidente do Uruguai, que em seu discurso defendeu não apenas o fortalecimento da integração regional, como também a relação do Mercosul com a China.