ASSINE
search button

Presidente mexicano elogia Obama por reforma imigratória

Compartilhar

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, elogiou as mudanças nas normas imigratórias estabelecidas pelo homólogo norte-americano, Barack Obama, em contato telefônico realizado nesta quarta-feira (26). Peña Nieto disse ao colega que as mudanças têm "o potencial de beneficiar um número significativo de mexicanos nos Estados Unidos". 

O presidente mexicano ainda disse ter instruído as representações diplomáticas nos EUA a apoiar e dar a ajuda necessária aos cidadãos que vivem no país e que serão beneficiados pela decisão.    

A imigração mexicana é a maior no país. Muitas pessoas partem para lá na esperança de ter melhores condições de vida e trabalho e muitas delas chegam de maneira ilegal.    

História

As mudanças anunciadas em 20 de novembro, válidas por um período de três anos, devem beneficiar aos menos 5 milhões dos 11 milhões de imigrantes ilegais que vivem nos Estados Unidos e deve protegê-los da deportação. 

A medida atinge as pessoas que moram nos EUA há mais de cinco anos ou que tiveram um filho no país antes do dia 20 de novembro de 2014. Eles, no entanto, não irão obter cidadania.