ASSINE
search button

Farc deve libertar general neste sábado

Compartilhar

O general Rubén Dário Alzáte, capturado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) recentemente, deve ser libertado pelo grupo no próximo sábado (29). O anúncio foi feito pelo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos. 

Santos explicou que representantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) já estão trabalhando no protocolo necessário para a operação.    

O sequestro ocorreu no último dia 16, quando Darío, assim como o oficial Jorge Contreras Rodríguez e a advogada Gloria Urrego, que também serão libertados, ia de barco para uma área a 15 quilômetros de Quibdó, capital de Chocó, onde atua uma facção da guerrilha. Darío comanda a unidade especial Titan, que atua contra o grupo. Após o episódio, Santos anunciou a suspensão das negociações de paz com a guerrilha, que acontecem desde 2012 em Havana, Cuba.    

Reféns 

Na última terça-feira (25), representantes das Farc disseram que a guerrilha iria "focar seus esforços" na libertação do general após entregar dois soldados, César Rivera e Jonathan Andrés Díaz, "sãos e salvos".    

"Os dois soldados foram entregues de forma segura a uma delegação composta por representantes dos países mediadores do processo de paz, Cuba e Noruega, e da missão humanitária da Cruz Vermelha (CICV)", acrescentaram, em comunicado.