ASSINE
search button

Absolvição de policial causa confrontos em Ferguson, nos EUA

Homem é acusado de matar jovem negro de 18 anos

Compartilhar

A absolvição do policial Darren Wilson pela morte do jovem negro Michael Brown, ocorrida em agosto, causou tumultos e confrontos entre manifestantes e a polícia de Ferguson, no Missouri, Estados Unidos. Os protestos começaram logo após a decisão do Júri, formado por nove brancos e três negros, que não indiciou Wilson por falta de provas, na noite desta segunda-feira (24).

    Os conflitos causaram destruição nas ruas da cidade de 21 mil habitantes. Carros e prédios foram incendiados. Também houve saques à lojas. A polícia, que reagiu com bombas de gás lacrimogêneo, prendeu 29 pessoas.

    Após o início a decisão do Júri, o presidente dos EUA, Barack Obama, em discurso na TV, pediu à população da cidade que respeitasse a decisão da Justiça. "Nós somos uma nação com base no Estado de Direito, temos de aceitar o fato de que esta era a decisão do Júri", disse Obama, que lembrou o pedido feito pela família de Brown, que pediu manifestações pacíficas. "Não se faz progresso lançando garrafas", disse Obama, que citou a desconfiança entre a população negra dos EUA com a polícia. "É o legado de uma longa história de discriminação."

    Segundo o promotor do caso, Robert McCulloch, houve uma investigação completa antes da absolvição. Mais de 60 pessoas foram ouvidas, além do próprio policial acusado. Para tentar acalmar os ânimos, o ministro da Justiça, Eric Holder, afirmou que apesar de a Justiça não ter indiciado Wilson, a polícia continuará a investigação sobre o assassinato de Brown e as acusações de abuso por parte de agentes.

    Além de Ferguson, os protestos contra a decisão da Justiça se espalharam por outras cidades dos EUA. Em cidades como Nova York, Seattle, Los Angeles, Chicago e Cleveland houve manifestações contrárias à decisão. Em Saint Louis, cidade próxima a Ferguson, um policial foi ferido por tiros durante protestos.

    No dia 9 de agosto, Brown foi baleado e morto por Wilson. O policial estava fora de serviço, mas estava uniformizado, pois fazia trabalho extra para uma agência de segurança. De acordo com testemunhas, o episódio começou após três pessoas terem fugido, depois de avistar o policial. Iniciou-se uma perseguição e depois uma briga entre o policial e o jovem. Segundo a polícia, Brown teria atirado antes no policial. No entanto, testemunhas afirmam que Brown não possuía arma quando foi morto.

    A morte do jovem de 18 anos gerou uma série de manifestações violentas na região de Ferguson, em agosto, que chegou a ser ocupada pela Guarda Nacional dos EUA. (ANSA)