ASSINE
search button

Presos padres espanhóis envolvidos em abusos sexuais

Jovem que denunciou havia enviado carta ao Papa para contar caso

Compartilhar

As denúncias feitas por um jovem espanhol de 24 anos levaram à prisão quatro sacerdotes em Granada, na Espanha, informaram as autoridades espanholas. O fato ganhou grande destaque internacional porque a vítima dos abusos escreveu uma carta ao Papa relatando os fatos. Ele recebeu um telefonema de Francisco, no dia 10 de agosto, que pediu perdão pelo crime "em nome da Igreja de Cristo" e o encorajou a fazer as denúncias. Nos últimos dias, o bispado de Granada havia suspenso do exercício do sacerdócio uma dezena de padres e de pessoas envolvidas nos abusos. Segundo as primeiras informações, os religiosos acusados de pedofilia atuavam como uma "seita" e atraíam meninos menores de idade para serem coroinhas nas missas.

    Porém, além do trabalho eucarístico, eles persuadiam as crianças para participarem de reuniões secretas. Nelas, os padres falavam abertamente de sexo e obrigavam os jovens a fazer "brutais" práticas sexuais. Ainda de acordo com as investigações, os religiosos também tinham relações sexuais entre eles.

    Os quatro detidos, dos quais três moravam na mesma casa paroquial, foram colocados à disposição das autoridades para interrogatórios. Os policiais não descartam que, após a prisão dos acusados, mais vítimas podem denunciar os abusos que sofreram. (ANSA)