ASSINE
search button

Premier italiano diz ver Egito como parceiro

Compartilhar

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, afirmou que o Egito é um parceiro estratégico do país e da União Europeia (UE), ao se reunir nesta segunda-feira (24) com o presidente egípcio, Abdel Fattah Al-Sisi, em Roma. "Falo como presidente temporário das instituições europeias. Estou absolutamente convencido de que, se é verdade que o Mediterrâneo não é a fronteira, mas sim, o coração da Europa, não podemos deixar de ver o Egito como um parceiro estratégico para enfrentar os problemas da região", disse Renzi, em uma coletiva de imprensa. 

Al-Sisi foi eleito presidente em junho de 2014, após liderar um movimento que derrubou o governo de Mohamed Morsi, o primeiro líder democrático do Egito desde o fim da Primavera Árabe. Antes de assumir o governo, Al-Sisi era chefe do Exército. 

Nesta segunda-feira, Renzi também anunciou que, em fevereiro, a Itália enviará uma missão ad hoc de empreendedores ao Cairo, liderada pelo vice-ministro da Economia, Carlo Calenda. Além de Renzi, o presidente do Egito se reuniu com o chefe de Estado italiano, Giorgio Napolitano, com o ministro das Relações Exteriores da Itália, Paolo Gentiloni,e com o papa Francisco. 

No Vaticano, o encontro com o Pontífice durou cerca de 20 minutos. De acordo com fontes locais, o presidente falou de "paz" e "empenho", enquanto Francisco respondeu com estímulo de "coragem". O principal tema da conversa foi o processo de estabilidade e paz no Oriente Médio e no norte da África.