ASSINE
search button

Papa recebe mais de 2 mil católicos siro-malabares

Grupo foi ao Vaticano para canonização de dois santos indianos

Compartilhar

O papa Francisco teve um encontro privado com mais de dois mil fieis indianos na basílica de São Pedro nesta segunda-feira (24), reportou o jornal O Sismógrafo. O grupo foi até o Vaticano para acompanhar a canonização de dois santos da Índia, o padre Kuirakose Elias Chavara e a freira Eufrasia Eluvathingal.

    Os indianos pertencem à Igreja Católica Siro-Malabar, que tem forte presença na Ásia e conta com mais de 3,3 milhões de fieis, segundo a Santa Sé. Chamados de "cristãos de São Tomé", os siro-malabares se uniram aos católicos de Roma em 1662 e tem um rito eucarístico aprovado pelo Vaticano.

    O Pontífice fez um discurso elogiando a postura dos dois novos santos católicos. "Eles lembram a todos nós que o amor de Deus é a fonte, a meta e a sustentação de toda santidade enquanto o amor ao próximo é a mais pura manifestação do amor para o Senhor", destacou o líder da Igreja.

    Segundo Jorge Bergoglio, "padre Kuriakose Elias foi um religioso ativo e contemplativo que gastou generosamente sua vida para a Igreja Siro-Malabar" e "a irmã Eufrasia tinha profunda união com Deus. Sua vida de santidade foi um exemplo para sua gente, que lhe deu o sobrenome de "Madre Oradora"".

    Ele aproveitou o momento para agradecer a presença das milhares de pessoas no Vaticano, saudando o "cardeal George Alencherry, os bispos e sacerdotes e as pessoas consagradas" que os acompanharam.

    "Todos vocês, caros fieis do rito siro-malabar, vocês vieram a Roma para uma cerimônia singular. Que esses momentos de festa e de intensa espiritualidade ajudem vocês a contemplar as obras maravilhosas feitas pelo Senhor através da vida e das atividades dos novos santos", finalizou o Papa.