ASSINE
search button

Equador confirma asilo ilimitado para Julian Assange

Compartilhar

O ministro de Relações Exteriores do Equador, Ricardo Patiño, reafirmou a "vigência plena" do asilo concedido ao fundador do site Wikileaks, Julian Assange, após a Justiça sueca ratificar o mandado de prisão contra o australiano.    

"O governo do Equador declara a vigência plena do asilo concedido a Julian Assange e reafirma sua intenção de manter esta proteção pelo tempo que for necessário, até que chegue a um lugar seguro", disse Patiño em coletiva de imprensa.    

A Corte de Apelação de Estocolmo confirmou nesta quinta-feira (20) o mandado de prisão contra Assange por abuso sexual. A medida reafirma a decisão da Justiça sueca do dia 16 de julho.    

Seus advogados tentavam anular o mandado, mas a Corte afirmou que caso isso fosse feito, ele poderia "fugir" sem responder ao processo. 

Histórico 

Assange está asilado na Embaixada do Equador em Londres desde 19 de junho de 2012, temendo que a execução por parte da Grã-Bretanha do mandando de prisão emitido pela Suécia possa concretizar a sua extradição para os Estados Unidos, onde corre o risco de ser condenado por espionagem.    

O mandado de prisão foi emitido em 2010, após duas mulheres suecas terem o processado por assédio. O australiano nega as acusações.