ASSINE
search button

Justiça investiga empresa ligada a Kirchner

Compartilhar

A Justiça argentina investiga supostas ilegalidades e irregularidades fiscais e societárias na empresa Hotesur S.A., que conta com participação da presidente Cristina Kirchner. A empresa administra o hotel Alto Calafate, adquirido pela mandatária e seu falecido marido, o ex-presidente Néstor Kirchner, em 2008, por cerca de US$ 2 milhões. O estabelecimento fica em El Calafate, em Santa Cruz, terra do casal.    

A deputada opositora Margarita Stolbizer, que fez as denúncias, disse que Cristina pode ter cometido crimes de "violação de deveres de funcionário público" e "abuso de autoridade". Ainda segundo ela, esquema poderia estar sendo usado para acobertar lavagem de dinheiro.    

Além disso, denúncias da imprensa local apontaram que a sede do escritório, que recebeu ordem de busca em Buenos Aires, encontra-se vazio há anos. A imprensa local costuma divulgar denúncias sobre o hotel, que sempre apresenta lucro, mesmo em épocas de baixa temporada.    

Saúde

Cristina volta a suas atividades na próxima semana após ter sido afastada por motivos de saúde, informou o chefe de Gabinete, Jorge Capitanich, em coletiva de imprensa. Ela passou uma semana internada e segue em regime de repouso por indicação médica na residência oficial de Olivos, após ser hospitalizada recentemente por conta de um quadro de sigmoidite diverticular, que afeta o cólon. =