ASSINE
search button

Duquesa de Alba, uma das mais ricas da Espanha, morre aos 88 anos

Compartilhar

Morreu nesta quinta-feira (20) em Sevilha a dona de uma das maiores fortunas da Espanha, a duquesa de Alba, Cayetana Fitz-James Stuart. Aos 88 anos, ela era popular pelos seus 46 títulos de nobreza, o maior número na Europa. Ela havia sido hospitalizada no domingo (16) com gastroenterite, pneumonia e arritmia cardíaca.

Quem anunciou o falecimento foi o prefeito de Sevilha, Juan Ignacio Zoido, pelo Twitter. "Dona Cayetana sempre levou Sevilha no coração e por isso permanecerá para sempre no coração de Sevilha. Descanse em paz", disse.

Ela morreu em casa, no Palácio de Dueñas, em Sevilha, ao lado dos filhos e do marido, Alfonso Díez, e outros parentes e amigos. A duquesa se casou três vezes, a última em 2011, e deixa seis filhos do primeiro casamento.

Dona de grande acervo artístico, com pinturas, esculturas e tapeçarias, abrigava quadros importantes como de Francisco de Zurbarán, Fra Angelico, Francisco de Goya, El Greco, Paolo Veronese, e Diego Velázquez. Em 2008, ganhou a Medalha de Ouro pela conservação do patrimônio cultural espanhol, do Instituto Espanhol Reina Sofía, em Nova York.

Ela foi a 18ª duquesa de Alba e era proprietária de grandes plantações de oliveiras, granjas e fazendas. Com a morte de seu pai, em 1953, se tornou a terceira mulher com o título em mais de 500 anos, entre outros títulos que herdou, como o ducado de Berwick.