ASSINE
search button

UE acusa Espanha de violar leis de imigração

Compartilhar

 A Comissão Europeia acusou a Espanha de violar a norma da entidade sobre a contenção de imigrantes em sua fronteira, especialmente em Melilla, na divisa com o Marrocos. Em uma carta enviada ao ministro espanhol Jorge Fernandez Diaz, a comissária europeia dos Assuntos Internos, Cecilia Malmstrom, exprime preocupação pelos acontecimentos no local neste mês.

Em especial, pelo episódio ocorrido no dia 15 de outubro, quando um agente dos serviços de fronteiras agrediu um africano que tentava escalar a barreira de proteção na divisa dos dois países. "Uma prática deste tipo constitui uma violação da legislação da UE", escreveu Malmstrom no dia 24 de outubro. A carta foi revelada hoje (31) pelo jornal El Pais. Alguns dos imigrantes clandestinos, naquela ocasião, foram "objetos de maltrato", como divulgou um vídeo da ONG de Melilla, Prodein. Nas imagens, é possível ver que um dos homens que tenta atravessar a fronteira é atingido pelo espanhol, desmaia e é arrastado por policiais marroquinos. Segundo a prefeitura local, também os guardas foram vítimas de agressões dos imigrantes.

A Comissária afirmou estar "profundamente preocupada com o vídeo" e que o fato é "um incidente inquietante e chocante sobre o que pode acontecer nas nossas fronteiras".