ASSINE
search button

Papa diz que cristãos não podem ser 'uniformes'

Compartilhar

O papa Francisco afirmou nesta sexta-feira (31) que "unidade não é uniformidade" e criticou quem quer que os cristãos sejam todos iguais. "A uniformidade não é católica, nem cristã. O Espírito Santo faz a unidade com a diversidade. Isso é curioso, mas é assim", ressaltou o líder da Igreja Católica.    

Ainda durante a missa de Santa Marta, Francisco criticou os cristãos que atuam de maneira hipócrita para defender as leis.    Ele afirmou que "como é feio um cristão hipócrita", que em nome da lei esquece a "justiça e o amor", exatamente como os fariseus que pedem a Jesus se ele não acha errado curar os doentes no sábado. Segundo o Pontífice, o percurso que os cristãos devem fazer é o "amor à lei", a partir da "carne e da proximidade". "A carne é o sinal de Deus que se fez homem e a carne é o sinal da verdadeira justiça", disse o líder da Igreja Católica na homilia da celebração, segundo a Rádio Vaticana.    

Jorge Bergoglio ressaltou, citando a carta de São Paulo aos filipenses, que Jesus chamava as pessoas que estavam tão ligadas à lei que se esqueciam da justiça de "hipócritas". "Essa estrada de viver atrelado às leis, os afastava do amor e da justiça. Respeitavam a lei, negligenciavam a justiça, negligenciavam o amor. Homens fechados, homens tão atracados às leis, à letra da lei, não a lei em si porque a lei é o amor.    

Mas, à letra da lei que sempre fechava a esperança, o amor e a salvação", destacou o Pontífice.    Ele concluiu afirmando que os fariseus eram uniformes e "que essa uniformidade dos homens presos às leis" não deve ser feita.